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Como fazer Marketing Digital?

A dúvida que vem ocupando a cabeça da maioria dos pequenos e médios empresários é como fazer marketing digital?

E para responde-la é necessário esclarecer várias outras dúvidas associadas.

Então, vamos entender um pouco do que representa esta nova possibilidade na internet.

Tudo começa com a criação de um site

Conquistar uma presença digital efetiva, com boas posições no Google, que gere grande fluxo de tráfego é o que você vem buscando para seu site, correto?

Afinal, é o aumento da audiência que amplia a possibilidade de negócios para sua empresa.

Por isso, ter um bom site, construído e otimizado seguindo as preferências do Google, é o primeiro passo para quem quer colher os benefícios da presença digital, porém isso é só o começo.

Para obter sucesso nessa área, sua empresa precisa ganhar visibilidade e para isso tem que fazer uso dos recursos oferecidos pelo Marketing Digital.

Aí vem a dúvida:

Será que o Marketing Digital é mais eficaz que o Marketing Tradicional?

Com o crescimento da presença na web (Atualmente cerca de 3,4 bilhões de pessoas estão na internet, o que representa por volta de 40% de toda a população da terra) eu diria que sim, ou pelo menos que deve complementar o trabalho de marketing feito off line.

Basta conferir algumas das vantagens que o Marketing Digital oferece.

Vantagens do Marketing Digital

  • Segmentação do público e do alcance – isso evita desperdício de investimento;
  • Permite interagir com o cliente e vice-versa;
  • Possibilidade para testar diferentes abordagens e verificar qual a mais eficiente antes da implementação das ações;
  • Fornece métricas para gerenciamento e medição do retorno;
  • Permite ajustes na estratégia e fornece resultados mais rápidos;
  • Permite atuar com inbound marketing.

Como fazer marketing digital em minha empresa?

O marketing digital engloba todas as formas que usam de meios eletrônicos para divulgação.

Assim, as mídias digitais oferecem infinitas possibilidades que podem ser classificadas de acordo com o tipo de canal e tipo de conteúdo.

Desta forma, temos:

  • Redes sociais que podem ser administradas de forma orgânica ou patrocinada.
    Cada uma delas possui formato e audiência diferentes, mas estar presente nestas plataformas é uma possibilidades a mais de promover o conteúdo criado em seu site ou blog e se comunicar com seu público, para construir uma relação que possa vir a torná-los seus clientes.
  • Ad words para campanhas de palavras chaves.
    O clássico anúncio pago ainda traz muito resultado, principalmente por sua capacidade de segmentação, atingindo diretamente o público de seu interesse.
  • Ad Networks – empresas que conectam anunciantes a websites que desejam hospedar anúncios ou links patrocinados.
  • Blog, Site, Landing Pages ou Diretórios de Artigos – através da geração de conteúdo.
    Atualmente, além do lazer, as pessoas também usam a internet para resolver problemas e tirar dúvidas, portanto a geração de conteúdo rico e relevante é uma forma de atrair a atenção do público para seu produto/empresa.
  • Campanhas de e-mail marketing
    Através do envio de uma mensagem direta, à um grupo de pessoas selecionado pelo seu mailing é possível aumentar o relacionamento de sua empresa com atuais, antigos ou futuros clientes para promover a fidelidade de marca,
  • Banners digitais e publicidade nativa.
    Você pode promover seu site através de parcerias com outros sites do mesmo segmento mas sem ser exatamente concorrentes. Desse modo, expande o alcance compartilhando seu conteúdo com o público do outro.
  • Aplicativos móbile
    O desenvolvimento de um aplicativo para sua empresa permite fortalecer os laços com seus clientes, uma vez que sempre que eles tiverem dúvidas, quiserem economizar tempo ou resolver seus problemas usarão o aplicativo para auxiliá-los. Isso cria uma fidelização de marca.

 
Depois de conhecer todas essas possibilidades de como fazer marketing digital você deve estar pensando:

Por onde começar para implantar o marketing digital?

Uma coisa é certa, se você tiver que se dedicar a todas estas tarefas de marketing digital, provavelmente ficará sem tempo para as atividades de gestão de seu negócio, pois para alcançar um bom resultado, elas consomem muito tempo e exigem dedicação contínua.

Por isso o mais conveniente é que você contrate uma empresa ou profissional especializado para fazer este trabalho.

Como escolher um bom profissional de marketing digital?

Não tem como fazer marketing digital com eficiência sem um profissional especializado, pois várias competências são necessárias para o desenvolvimento das atividades e muitas vezes diversas são usadas simultaneamente:

  • Gosto pelos estudos, pois além de estudar o mercado, o público alvo, as estratégias, é necessário que o profissional esteja constantemente estudando as mídias digitais, as redes sociais e os canais de comunicação que evoluem muito rápido e estão constantemente mudando;
  • Familiaridade com métricas e análise das informações;
  • Facilidade para escrever e criatividade para criação de conteúdos ricos e relevantes;
  • Habilidade para:
    • Desenvolver o trabalho de SEO;
    • Conhecimento de inbound Marketing;
    • Capacidade para produção de conteúdo em foto e vídeo;
    • Administração de redes sociais;
    • Desenvolvimento/ envio e gestão de campanhas de Email marketing;
    • Gestão de links patrocinados e Mídias Pagas;
    • Habilidade para Design;
    • Web analytics;

 
Lembre-se um profissional de marketing deve ser um encantador de clientes, portanto dê preferência para um profissional que reúna todas estas habilidades, ou considere contratar uma empresa que pode oferecer as várias competências necessárias para otimizar o seu investimento em marketing digital.


Este artigo foi desenvolvido pela Empresa de Marketing Top Asiole Comunicação Integrada.
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