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Como indexar seu site no Google

Você sabia que mais da metade do tráfego do site vem de resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos?

Os mecanismos de pesquisa, especialmente o Google, desempenham um papel enorme em como as pessoas encontram conteúdo online. Se o seu site não estiver indexado no Google, você perderá uma grande parte do seu tráfego potencial.

Nesta postagem, veremos como indexar seu site no Google para que seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa, trazendo mais tráfego para seu site.

O que é indexação?

A indexação é o processo pelo qual o Google adiciona páginas a seu banco de dados para que possa mostrá-las nos resultados de pesquisa. Em seu índice, o Google rastreia as páginas e informações sobre essas páginas, que usa para classificação.

Como funciona a indexação do Google

Para mostrar aos usuários os resultados de pesquisa mais relevantes para suas consultas, o Google rastreia a web para descobrir conteúdo. Em seguida, ele o indexa. Quando alguém faz uma pesquisa, o Google classifica o conteúdo com base em quão bem ele atende às necessidades do usuário.

O Google usa bots chamados spiders ou crawlers da web para rastrear a web em busca de conteúdo. Esses spiders descobrem páginas seguindo os links.

Quando um spider encontra uma página, ele reúne informações sobre essa página que o Google usa para entendê-la e avaliá-la. Ele armazena essa informação em seu índice para que seja facilmente acessível quando um usuário realiza uma pesquisa. O índice do Google contém  centenas de bilhões de páginas .

O Google rastreia as páginas periodicamente, o que permite reunir informações sobre as atualizações feitas nelas.

Quando um usuário insere uma consulta de pesquisa no Google, o Google busca as páginas mais relevantes em seu índice. Em seguida, algoritmos de busca do Google, classificam o conteúdo para que os melhores conteúdos apareçam no topo dos resultados. Este processo ocorre em uma fração de segundo.

Como verificar se o seu site está indexado

Uma das melhores maneiras de verificar se seu site está indexado é usar o Google Search Console . Se você se inscreveu no Google Search Console e tem acesso à conta do seu site, pode ir para o relatório “Cobertura” em “Índice”.

Neste relatório, você verá várias categorias e o número de páginas em seu site em cada categoria. Essas categorias são:

  • Válido:as páginas válidas foram indexadas com sucesso e sem erros.
  • Válido com avisos: essas páginas foram indexadas, mas há problemas com as páginas.
  • Erro: essas páginas não foram indexadas devido a um erro.
  • Excluídas: são páginas que não foram indexadas intencionalmente.

Você pode clicar em várias páginas para ver por que não houve indexação e, potencialmente, corrigir quaisquer problemas.

Se você pesquisar um URL específico na barra de pesquisa da ferramenta de inspeção de URL na parte superior da página, poderá ver se essa página foi indexada.

Outra forma de verificar se o seu site está indexado é realizar uma pesquisa de sites no Google.

Basta pesquisar “site:” mais a URL do seu site no Google. Você verá quantas páginas do seu site estão no índice do Google. Você pode usar o mesmo método para verificar se um URL específico está indexado.

Como indexar seu site no Google

Então, como você pode fazer com que o Google indexe o seu site? O Google acabará por fazer isso sozinho, a menos que haja um erro. No entanto, existem etapas que você pode seguir para ajudar o Google a encontrar seu site e, potencialmente, acelerar o processo. Veja como indexar seu site no Google.

Maneiras de ajudar o Google a encontrar, rastrear e indexar seu site

Aqui estão algumas das melhores maneiras de ajudar o Google a encontrar, rastrear e indexar o seu site.

Crie um mapa do site XML

Um sitemap XML é uma lista de URLs em seu site com informações sobre essas páginas.

Um mapa do site ajuda o Google a navegar no seu site e encontrar as páginas que você deseja indexar.

Você pode criar um mapa do site XML manualmente ou gerar um mapa do site que é atualizado automaticamente usando ferramentas como plug-ins.

Aqui está um exemplo de um sitemap com um único URL de sitemaps.org .

Use links internos

O Google rastreia a web seguindo links, portanto, vincular as páginas do seu site é uma excelente maneira de ajudar o Google a encontrar suas páginas. Certifique-se de que suas páginas estejam vinculadas e sempre adicione links para novos conteúdos após a publicação.

Se você deseja que uma nova página seja rastreada de maneira especialmente rápida, crie um link para ela em uma de suas páginas de melhor desempenho, pois o Google rastreia novamente esses tipos de página com mais frequência. Certifique-se de que seus links internos não tenham a tag rel = “nofollow”, pois o Google não rastreará links nofollow.

Crie conteúdo exclusivo e valioso

O Google frequentemente diz que os editores devem se concentrar na criação de conteúdo exclusivo e de alta qualidade . Certificar-se de que seu conteúdo se encaixa nessa descrição pode ajudar a fazer com que o Google indexe seu site.

Crie páginas que agreguem valor aos usuários, talvez oferecendo conselhos acionáveis ​​ou uma resposta abrangente a uma pergunta. Evite criar páginas  com pouco conteúdo útil  ou  com o mesmo conteúdo de  outras páginas do seu site.

Livre-se de páginas de baixa qualidade

Quanto mais páginas o seu site tiver, mais tempo o Google levará para rastrear todas elas. Se remover páginas de baixa qualidade de seu site, você evita que essas páginas desperdicem seu “ orçamento de rastreamento ” e o Google acessará suas páginas mais importantes mais cedo.

Essa dica é especialmente útil para sites maiores com mais do que alguns milhares de URLs. A maioria dos sites pode se beneficiar com a remoção de conteúdo de baixa qualidade. Além de ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu orçamento de rastreamento, livrar-se desse conteúdo ajuda a aumentar a qualidade geral do seu site.

Crie backlinks

Outra dica de como indexar seu site no Google é construir backlinks – links de outros sites para o seu. Assim como os links internos ajudam os spiders do Google a encontrar seu site, os backlinks também o fazem.

Se você cria conteúdo útil e de alta qualidade, deve ganhar backlinks naturalmente conforme as pessoas descobrem seu conteúdo. Outros editores desejarão criar um link para o seu conteúdo, se isso agregar valor às suas páginas.

Você também pode  criar backlinks  entrando em contato com editores e pedindo-lhes que criem um link para uma de suas páginas. Procure páginas em que um link para seu site possa agregar valor. Por exemplo, você pode oferecer um link para uma de suas páginas em substituição a um link desatualizado e quebrado.

Como se certificar de que você não está bloqueando acidentalmente os rastreadores do Google

Existem vários problemas técnicos que podem fazer com que o Google não rastreie e indexe seu site ou páginas individuais em seu site. Prevenir e corrigir esses erros é outro aspecto importante de como indexar seu site no Google.

Para verificar esses problemas, consulte o relatório “Cobertura” do Google Search Console ou pesquise um URL na ferramenta de inspeção de URL do Google Search Console.

Aqui estão alguns desses problemas e como evitá-los e corrigi-los.

Verifique seu arquivo robots.txt

Se o arquivo robots.txt do seu site não estiver configurado corretamente, ele pode estar impedindo os bots do Google de rastrear o seu site.

O que é um arquivo robots.txt? É um arquivo de texto simples que reside no diretório raiz do seu site e informa aos bots, como rastreadores de mecanismos de pesquisa, quais páginas devem ser rastreadas e quais devem ser evitadas.

Se o seu arquivo robots.txt não estiver configurado corretamente, você pode acidentalmente “desautorizar” os bots do Google de rastrear seu site, partes de seu site ou páginas específicas em seu site que deseja que o Google indexe.

Para corrigir esses problemas, exclua as diretivas de “proibição” relevantes do arquivo.

Aqui está um exemplo de um arquivo robots.txt simples do Google . Este arquivo robots.txt impede que o Googlebot rastreie a pasta http://example.com/nogooglebot/ . Isso permitiria que todos os outros rastreadores acessassem todo o site.

Verifique suas tags noindex

Outra maneira de bloquear a indexação de uma página é incluir uma tag noindex na seção <head> do arquivo HTML da página. Uma tag noindex se parece com isto:

  • <meta name = “robôs” content = “noindex”>

Se você acidentalmente incluiu uma dessas tags em uma página, essa página não será indexada. Para corrigir esse problema, exclua a tag.

Verifique suas tags canônicas

Tags canônicas informam ao Google qual versão de uma página é a página principal e deve ser indexada. Essa tag é útil se você tiver conteúdo duplicado ou semelhante em vários URLs.

As tags canônicas são colocadas na seção <head> de um documento HTML e têm a seguinte aparência:

  • <link rel = “canonical” href = “https://examplo.com.br/exemplo-pagina/” />

Se a tag canônica em uma página que você deseja indexar aponta para outra página ou mesmo uma página inexistente, a página não será indexada.

Para corrigir esse problema, altere a tag e indique o URL correto, mesmo que seja o URL atual. Uma tag canônica que faz referência ao URL atual é chamada de tag canônica de autorreferência.

Como solicitar indexação do Google

Se você seguir as dicas acima, o Google acabará rastreando seu site por conta própria. No entanto, você pode acelerar o processo solicitando um rastreamento de um novo site ou página ou um novo rastreamento de páginas existentes.

Veja como indexar seu site no Google, solicitando um rastreamento diretamente do Google.

Para enviar vários URLs ao Google de uma só vez, você pode enviar seu sitemap por meio do Google Search Console. Em “Rastrear” no menu à esquerda, clique em “Sitemaps”. Nessa página, você pode enviar mapas de sites ao Google e ver os mapas de sites que enviou anteriormente.

Outra maneira de pedir ao Google para rastrear um mapa do site é enviar uma solicitação HTTP GET usando a funcionalidade “ping”. Digite uma solicitação usando a seguinte fórmula em um navegador ou linha de comando.

  • http://www.google.com/ping?sitemap= <url_completa_do_sitemap>

Se você deseja enviar um ou alguns URLs, use a ferramenta de inspeção de URL no Google Search Console. Primeiro, inspecione o URL digitando-o na barra de pesquisa. Em seguida, clique em “Solicitar indexação” para enviar o URL ao Google.

A ferramenta executará algumas verificações para garantir que a página esteja livre de problemas graves. Se a página for finalizada, a ferramenta a colocará na fila para indexação.

Observe que você deve ser um proprietário ou usuário completo da propriedade do Search Console para enviar um URL ao Google para indexação usando a ferramenta de inspeção de URL.

Outra opção é usar a API de indexação do  Google  para notificar o Google sobre novas páginas. No entanto, a ferramenta foi projetada para sites com muitas páginas de curta duração e você só pode usá-la em páginas que hospedam anúncios de emprego ou transmissões de vídeo ao vivo.

Próximas etapas após fazer com que o Google indexe seu site

Para que as pessoas encontrem seu site na pesquisa do Google, o Google precisa ser capaz de indexá-lo. Com as dicas acima, você pode garantir que suas páginas sejam indexáveis ​​e agilizar o processo de indexação.

Não se esqueça de verificar se há erros de rastreamento com frequência no Google Search Console também. Você também pode reenviar seus sitemaps ao atualizá-los ou solicitar a indexação de novos URLs.

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